Postado em 11 de março de 2019
Compartilhe

O tratamento floral consiste no uso de essências retiradas de flores, combinadas conforme a queixa do paciente, prescritas por um profissional capacitado.

Florais não são remédios, não são químicos, não são fármacos. São considerados tratamento natural, não apresentam efeitos colaterais, não interagem com outras medicações. A Terapia Floral se baseia no uso de essências retiradas de flores com propriedades medicinais. Esses compostos foram descobertos pelo médico inglês Edward Bach na década de 30 e seu uso é reconhecido pela OMS desde 1938. Os florais de Bach são compostos por 38 essências, que podem ser formuladas a partir da prescrição de um profissional.

Dr Bach acreditava que criamos nossas próprias doenças e apesar de muitos sintomas serem iguais em várias pessoas, eles têm origem diferentes. Para haver melhora e harmonia é preciso tratar cada indivíduo de forma singular e exclusiva. Os florais podem trazer benefícios na recuperação do paciente com Parkinson, porque agem nas emoções, pensamentos e comportamento. Sabe-se o quanto a exacerbação de sintomas motores parkinsonianos tem relação com o estado emocional e tensional dos pacientes. São diretamente proporcionais, se há aumento da tensão, agitação, preocupação, percebe-se piora do tremor, rigidez, lentidão.

A Doença de Parkinson ainda não tem cura. O objetivo do tratamento floral com parkinsonianos é tratar e harmonizar os sujeitos e não os sintomas da doença, mas a melhora também reflete neles. De modo geral, a terapia Floral trata a origem das disfunções e faz parte das chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), inseridas no SUS desde 2018. Pacientes com Parkinson, assim como outros pacientes com distúrbios neurológicos que fazem uso de floral, relatam melhora do padrão do sono, sensação de relaxamento, alívio de sintomas motores relacionados ao estado emocional, melhora da autoestima e autoconfiança, diminuição do estresse e ansiedade, o que reflete em melhor qualidade de vida.

A Terapia Floral é um tratamento complementar e deve ser associada aos tratamentos convencionais: medicamentoso e reabilitação.

Ref: UTILIZAÇÃO DE FLORAIS DE BACH NA PSICOTERAPIA HOLÍSTICA, Rev. Saúde.Com 2017; 13(1): 770-778.

Facebook Comments