Postado em 4 de março de 2019
Compartilhe

Em um estudo realizado por Christofoletti et al. comparou-se o risco de quedas em três grupos de idosos: controle, com Doença de Parkinson e com Demência de Alzheimer.

Os resultados encontrados apontam maior risco de quedas nos idosos com Demência de Alzheimer, o que, segundo os autores, sugere que, além das dificuldades motoras, a variável cognitiva também está associada ao risco de quedas em idosos.

Esse dado é importante para a conduta no tratamento de ambas doenças. Não só no Tratamento do Alzheimer, mas também com pacientes com Doença de Parkinson, as medidas de prevenção, proteção e reabilitação devem incluir estimulação cognitiva, além da motora. Por isso a Terapia Ocupacional tem um papel tão importante no tratamento dessas doenças. O Terapeuta Ocupacional é o profissional capacitado para estimular, tratar e reabilitar funções motoras, emocionais e cognitivas!

 

CHRISTOFOLETTI, G; OLIANI M. M; GOBBI L. T. B; GOBBI S; STELLA F. Risco de quedas em idosos com Doença de Parkinson e Demência de Alzheimer: um estudo transversal. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 10, n. 4, 429-433, out/dez 2006

Facebook Comments